terça-feira, 27 de maio de 2014

GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO ECONÔMICA

                        GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO ECONÔMICA

A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países. A globalização é oriunda de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo “encurtasse” as distâncias. Esse processo intensificou-se após o fim do mundo bipolar.

                                                      Mundo bipolar

O chamado Mundo Bipolar foi caracterizado por um período em que Estados Unidos da América (EUA) e ex União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) despontaram como as maiores potências mundiais. Esses dois países apresentavam grande influência política, econômica e militar, interferindo nas relações políticas de todo o planeta .

APÓS O FIM DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL – 1945
O MUNDO FICOU DIVIDIDO EM DOIS BLOCOS :


CAPITALISTA                                                                                  SOCIALISTA

Líder Estados Unidos da América                       Líder União das Repúblicas socialistas soviética


            A DISPUTA ENTRE AS DUAS SUPERPOTÊNCIAS DEU ORIGEM A CHAMADA
            GUERRA FRIA


Guerra fria nunca se tornou uma guerra armada , mas sim pressão entre as duas nações.Nesse período elas desenvolveram um poder bélico muito grande.Também
surgiram as alianças militares.

Otan
organização do tratado do Atlântico
norte,criada pelos EUA para defender os países capitalistas

PACTO DE VARSÓVIA
A ex URSS criou o Pacto de Varsóvia para defender os países socialistas.


Sistemas econômicos

Capitalismo

Propriedade privada dos meios de  produção.

Sociedade dividida em classes sociais
            (burguesia e proletariado)

Obtenção de lucros

Acumulação de riqueza

Concorrência entre as empresas

Lei da oferta e da procura
Regula os preços dos produtos
Maior oferta –  preço do produto cai
Menor oferta -  preço do produto sobe
Livre iniciativa
O cidadão é livre para montar seu próprio
negócio


                                                   socialismo

Meios de produção socializados: no socialismo toda estrutura produtiva, como empresas comerciais, indústrias, terras agrícolas, dentre outras, são de propriedade da sociedade e gerenciados pelo Estado.

Inexistência de sociedade dividida em classes: como os meios de produção pertencem à sociedade, existe somente uma classe; a dos proletários.

Economia planificada e controlada pelo Estado: o Estado realiza o controle de todos os segmentos da economia e é responsável por regular a produção e o estoque, o valor do salário, controle dos preços e etc



O Fim do Mundo Bipolar 

    A partir dos anos 1970, a economia da União Soviética estagnou-se. Passou a apresentar dificuldade no crescimento industrial de alta tecnologia, por exemplo.
    Diante dessa conjuntura, Mikhail Gorbachev propôs medidas para tirar o país de sua estagnação econômica. Implantou a perestroika (reestruturação; reformulação da economia) e a glasnost (transparência; conjunto de reformas democráticas). Contudo, essas reformas implantadas apenas aceleraram a atenuação do socialismo.

   Manifestos arrasaram o Muro de Berlim; as duas Alemanhas foram reunificadas; fim do Pacto de Varsóvia. As reformas de Gorbachev provocaram, no fim da década de 80, a dependência das repúblicas soviéticas, gerando profundas transformações no continente.

6 comentários: